Banca de QUALIFICAÇÃO: CARINE FRAGA SISTI

DISCENTE : CARINE FRAGA SISTI
DATA : 14/07/2023
LOCAL: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

O SENTIDO E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.

Tecnologia; Formação Omnilateral; Trabalho como Princípio Educativo.

O presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado a ser desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo tem como objetivo investigar os sentidos da dimensão tecnológica no trabalho pedagógico dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, problematizando a tecnologia dentro de uma lógica produtora de autonomia e criticidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, onde se pretende buscar e identificar a efetiva relação entre tecnologia e o trabalho como Princípio Educativo nos Institutos Federais. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Vieira Pinto, Morin, Gramsci, Frigotto e Saviani, com os quais a pesquisa busca ressignificar e problematizar o conceito de Tecnologia e trabalho como princípio educativo. Desejamos despertar nos docentes uma reflexão acerca da formação omnilateral, provocando um repensar sobre as suas práticas, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.

Interna - 1921185 - LETICIA RAMALHO BRITTES
Externa à Instituição - RAQUEL FOLMER CORREA