DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS – PORTUGUÊS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT
Trajetos formativos;saberes;Tradutores Intérpretes de Libras português;Práticas educativas.
Este estudo busca discutir quais são e como se constituem os trajetos formativos, os saberes, as dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e quais são as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Esta pesquisa visa aprofundar o conhecimento sobre a profissão e a inclusão do aluno surdo, observando as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos tradutores intérpretes de Libras – Português (TILSP) em sua atuação profissional. Desse modo, tem por objetivo geral investigar os trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos TILSP na EPT, assim como as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: conhecer os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT; mapear a produção científica sobre a atuação dos TILSP na EPT; investigar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pelos TILSP na sala de aula inclusiva; elaborar um produto educacional para qualificar a atuação dos TILSP na instituição. A metodologia na pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo. Por fim, espera-se contribuir para o aprimoramento da atuação dos TILSP, promovendo uma melhor compreensão dos fatores que influenciam seu desempenho e a inclusão de alunos surdos na Educação Profissional e Tecnológica.