Banca de QUALIFICAÇÃO: NICOLE HACK

DISCENTE : NICOLE HACK
DATA : 17/08/2023
LOCAL: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha

DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS – PORTUGUÊS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT

Trajetos formativos;saberes;Tradutores Intérpretes de Libras português;Práticas educativas.

Este estudo busca discutir quais são e como se constituem os trajetos formativos, os saberes, as dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e quais são as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Esta pesquisa visa aprofundar o conhecimento sobre a profissão e a inclusão do aluno surdo, observando as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos tradutores intérpretes de Libras – Português  (TILSP) em sua atuação profissional. Desse modo, tem por objetivo geral investigar os  trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos TILSP na EPT, assim  como as possíveis repercussões desses aspectos em sua prática profissional. Nesse  sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos: conhecer os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT; mapear a produção científica sobre a atuação dos TILSP na EPT; investigar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pelos TILSP na sala de aula inclusiva; elaborar um produto educacional para qualificar a atuação dos TILSP na instituição. A metodologia na pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos  dados será realizada por meio da análise de conteúdo. Por fim, espera-se contribuir para  o aprimoramento da atuação dos TILSP, promovendo uma melhor compreensão dos fatores que influenciam seu desempenho e a inclusão de alunos surdos na Educação Profissional e Tecnológica.

Externa à Instituição - TANIA MICHELINE MIORANDO - UFSM
Interna - 1901773 - VANESSA DE CASSIA PISTOIA MARIANI