Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA SOARES RODRIGUES

DATA : 18/08/2023
LOCAL: Videoconferência

Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos

Avaliação.;Aprendizagem matemática; Recuperação de aprendizagem; ProfEPT.

Esse projeto de pesquisa está inserido na linha “organização e memórias de espaços pedagógicos em Educação Profissional e tecnológica”, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT), que traz como questão de pesquisa: Quais são os êxitos e desafios docentes encontrados na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? e dentro desta perspectiva,  tem por objetivo geral analisar os  êxitos e desafios docentes na implementação da recuperação de aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos, propostos são os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Analisar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) comparar a avaliação na formação acadêmica e na docência; (d) Reconhecer as concepções dos professores de matemática do IFFAR – campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem. Para atendimento desses objetivos, a pesquisa adotará uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a coleta de dados, a partir de entrevistas presenciais com professores, que posteriormente serão analisadas e discutidas com teóricos clássicos da educação e com recentes estudos publicados na área, ou seja, que são consideradas como exemplos ao longo do tempo, sobre aprendizagem matemática, avaliação e recuperação da aprendizagem, também se utilizados de documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e pelos institutos federais. A partir das análises, será desenvolvido um produto educacional que consiste em um ebook com o objetivo de que o professor ou a própria instituição possa divulgar para a comunidade acadêmica a relevância da recuperação da aprendizagem.

Interna - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Interna - 1974149 - LAILA AZIZE SOUTO AHMAD