Banca de QUALIFICAÇÃO: DARLENE HONÓRIO MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DARLENE HONÓRIO MEDEIROS
DATA : 18/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha
TÍTULO:

O QUE É SER NEGRO NO BRASIL?: REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ações Afirmativas; Comitê de Heteroidentificação; Cotas étnico-raciais.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A política de cotas raciais existe no Brasil desde 2012, através dela, é garantido o acesso de negros e indígenas a diversos níveis e modalidades de ensino. Entretanto, muito se questiona a respeito da sua aplicabilidade e dos critérios utilizados para determinar quem tem ou não direito às cotas. Foram criadas comissões nos espaços de ensino a fim de avaliar se aqueles que se apresentam como candidatos às vagas por cotas estão dentro dos critérios estabelecidos para acessá-las.  Nos Institutos Federais, existem as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos. Este estudo visa responder: Quais são os trajetos formativos e representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT? O objetivo é conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. Para dar consistência à presente pesquisa, de forma mais específica, busca-se também realizar um mapeamento da produção científica  acerca da política de cotas, referente ao conceito do que é ser negro no Brasil e comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) para determinar se um candidato tem ou não tem direito a vaga por cota racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões de verificação (heteroidentificação) em implementar a lei de cotas raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas no intuito de qualificar os processos inclusivos para o público das cotas raciais. A pesquisa será qualitativa e faz parte da Linha de Pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Será desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) adotando o formato snowball.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2758019 - ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA RITA PY DUTRA
Interna - 1000003807 - NEIVA MARIA FRIZON AULER
Interno - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Presidente - 1533169 - VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Notícia cadastrada em: 14/08/2023 16:31
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