Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ROBERTO PEREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ROBERTO PEREIRA DA COSTA
DATA : 24/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório, IFFar - Reitoria
TÍTULO:

O bem-estar e o mal-estar Docente: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na EBPT.


PALAVRAS-CHAVES:

Bem-estar docente; Mal-estar docente; Educação Profissional e Tecnológica. 


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, Tem como base de sua expansão atender as regiões mais necessitadas, partindo do diálogo com a comunidade local para atender as demandas necessárias, visando a verticalidade de ensino. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio, subsequente, EJA/EPT e superior. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e a solicitação para o afastamento. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral: analisar os aspectos referentes ao bem-estar e ao mal-estar docente dos servidores docentes do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. Esta pesquisa será realizada a partir do curso de mestrado PROFEPT, polo do IFFar, na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços na Educação Profissional e Tecnológica. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa com o uso de questionários e entrevistas e   a análise dos dados será realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais autores que embasam essa pesquisa são:  Esteve (1999), Jesus (2007), Pereira (2016), Tenroller ( 2015) e Marchesi (2008). O produto educacional, resultado da investigação, será uma formação para os servidores docentes propondo  ações  relacionais mais compassivas , conscientizando os aspectos positivos da sua subjetividade  e o bem-estar. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Interna - 2390671 - DANIELA COPETTI SANTOS
Externo ao Programa - 2211215 - JULIANO DE MELO DA ROSA
Interna - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
Externa à Instituição - MARIGLEI SEVERO MARASCHIN - UFSM
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 08:07
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