Pensamento Computacional e aprendizagem significativa aplicada à disciplina de Física.
Pensamento computacional; ensino de Física; aprendizagem significativa.
Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFFar), linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Ele foi desenvolvido com a intenção de aliar a tecnologia com a prática educativa com o propósito de auxiliar os estudantes e docentes em sala de aula no processo da prática educativa relacionado ao ensino da Física. Visando esse objetivo, a pesquisa traz como problema: como podemos articular o pensamento computacional e a aprendizagem significativa ao ensino da disciplina de Física? Tentando responder esse questionamento surgiu esse trabalho. A proposta é desenvolver uma ferramenta utilizando o APP Inventor, aplicativo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que seu público-alvo são os docentes da disciplina de Física do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Ela será aplicada por meio de formulários desenvolvidos na ferramenta Google Forms. O produto educacional será um aplicativo desenvolvido pelo APP Inventor visando auxiliar os docentes da disciplina em sala de aula utilizando o pensamento computacional e o método da aprendizagem significativa para ensino da disciplina em questão.