Banca de DEFESA: PAULO ROGERIO CALDEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO ROGERIO CALDEIRA DOS SANTOS
DATA : 08/11/2023

Representações sobre a LGBTfobia, uma análise das concepções na EPT no Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Diversidade; Educação; Homoafetividade

Compreendermos que a escola, por ser um ambiente de pluralidades, fica impossibilitada a hipótese de negar a existência da homoafetividade dentro destes espaços, ao mesmo tempo que, por se tratar de um ambiente de acolhimento e respeito às diferenças, o que esperamos é que a escola seja um ambiente livre de preconceito e discriminação. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
(IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve por objetivo conhecer as representações constituídas no IFFar, com relação às pessoas LGBTQIAPN+. A metodologia utilizada em nossa pesquisa teve fundamentação na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivos e exploratórios, com destaque na modalidade “Relatos de experiência”. A finalidade desta pesquisa foi: a) Identificar e compreender as políticas institucionais desenvolvidas no IFFar e outras ações que acontecem para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; b) Analisar as concepções existentes nos documentos institucionais, e conhecer o trajeto formativo de pessoas LGBTQIAPN+ na Instituição pesquisada, compreendendo como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população e c) Elaborar um produto educacional visando a participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças. Diante disto podemos concluir que a existência de um núcleo voltado especificamente para as causas de gênero e diversidade sexual, é de extrema relevância para o combate às discriminações e construção de uma sociedade mais tolerante.

Presidente - 2390671 - DANIELA COPETTI SANTOS
Externo à Instituição - GUSTAVO DE OLIVEIRA DUARTE - UFSM
Interna - 1926966 - TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 14:05