Banca de DEFESA: ELIANE TERESINHA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE TERESINHA SOUSA
DATA : 07/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório IFFar - Santa Maria
TÍTULO:

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desempenha um papel fundamental na promoção de oportunidades avançadas para estudantes com Deficiência Intelectual (DI), permitindo-lhes adquirir habilidades práticas e técnicas que os capacitam a se tornarem membros produtivos da sociedade. Reconhecendo a importância de adotar as práticas educativas para atender essa população, este estudo responde à pergunta central: “Quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com DI durante a formação na EPT?”. Para tanto, objetivou-se conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com DI. De forma mais específica, identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; e, por fim, a construção de um Produto Educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A construção dos dados’ se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas dos professores participantes. Como forma de contribuir com o processo de formação dos docentes e, consequentemente, melhorar a educação dos estudantes com DI, desenvolvemos o produto educacional: “Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual”. Este recurso está disponível em um ambiente virtual destinado aos professores da EPT,  link https://ead.iffarroupilha.edu.br/enrol/index.php?id=691. As análises das entrevistas revelaram que os professores reconhecem a importância das práticas educativas adaptadas, envolvendo a modificação de materiais e estratégias pedagógicas. Essas adaptações abrangem desde a divisão de atividades em etapas, o uso de recursos online até a criação de atividades lúdicas, além da redução da carga de conteúdos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e agradável. No entanto, as narrativas dos professores também destacam desafios, como a necessidade de aprimorar suas habilidades de ensino, a carência de formação específica, a complexidade de integrar práticas experimentais e a dificuldade em explicar conteúdos complexos de maneira acessível. Isso enfatiza a importância de apoio contínuo e a necessidade de processos de formação e desenvolvimento profissional para garantir o sucesso educacional dos estudantes com DI na EPT.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIANA PEREIRA DA COSTA DE MENEZES
Interna - 1901773 - VANESSA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Presidente - 1533169 - VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 08:19
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