Banca de DEFESA: ADRIANA ANDRADE BASTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA ANDRADE BASTOS
DATA : 11/12/2023
LOCAL: IFFar, campus São Borja, sala 402

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Ensino híbrido; Metodologias Ativas,; Ensino da Matemática.

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. Diante do exposto, problematizamos: As Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino Híbrido contribuem para a construção dos saberes matemáticos necessários à formação no Ensino Médio Integrado? De que forma? O estudo teve como objetivo investigar as contribuições das metodologias ativas aliadas ao ensino híbrido para a aprendizagem da matemática no Ensino Médio Integrado com os docentes do campus São Borja. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos docentes, onde se buscou identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre essas práticas, com intuito de promover a integração e inovação em suas atividades pedagógicas, a fim de instigá-los a descobrir novas possibilidades de ensino mais eficazes. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática.  No entanto, para contribuir com a pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional no formato de um Curso de formação para fomentar os processos de formação continuada dos professores. Com a analise dessa pesquisa deseja-se despertar a inquietude dos docentes na necessidade de repensar novas práticas e assim sinalizar que o ensino híbrido pode abrir inúmeras oportunidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno  tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.

Externo à Instituição - ALEX SANDRO GOMES LEAO
Interno - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES