Banca de DEFESA: SEBASTIAO SARAIVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEBASTIAO SARAIVA NETO
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Videoconferência

CONTRIBUIÇÕES, HISTORICIDADE E MEMÓRIAS DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

Memória Institucional; Educação Profissional; Desenvolvimento Regional

O Campus São Vicente do Sul, em sua trajetória de constituição formativa e educacional, viveu inúmeras etapas, as quais foram demarcadas com significativas transformações estruturais e legais. Essas mudanças, desde a sua origem, sempre estiveram ligadas à qualidade do ensino ofertado e ao empenho de toda a comunidade escolar, tornando- se, assim, uma instituição referência para a região. Relembrar e reviver o passado é buscar resgatar as memórias, a história, os fatos marcantes e relevantes, de maneira que, trazer para o presente, tem uma importância muito maior, para se ter um futuro com melhores condições de vida. Nesse sentido, é preciso escutar, dialogar, buscar dados com as pessoas partícipes dessa história, com a comunidade do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) e demais sujeitos, pois a história institucional está ligada à vida, às relações e aos trajetos formativos dos sujeitos, das pessoas que passaram pela instituição. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como o Instituto Federal Farroupilha - campus SVS na sua constituição histórica, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico local e regional? Como objetivo geral: Analisar a trajetória do Campus Iffar – SVS, suas diferentes fases e transformações e suas contribuições para a comunidade local e regional. Para obtenção dos dados utilizou-se questionários e para análise dos dados Análise Textual Discursiva (ATD).

Interno - 1839109 - ADAO CARON CAMBRAIA
Presidente - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ