Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA RIBEIRO DE ARAUJO

DISCENTE : MONICA RIBEIRO DE ARAUJO
DATA : 15/03/2024

A POLÍTICA DE VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL: EXIGÊNCIAS, COMPLEXIDADES E ADOECIMENTO MENTAL

Ensino Verticalizado;  Intensificação do Trabalho Docente; Síndrome do Esgotamento Profissional - Burnout

Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados para promoverem uma inovação na educação brasileira, dando oportunidades para as classes sociais menos abastadas de terem acesso a um ensino público de qualidade desde o ensino médio até o ensino superior e/ou a pós-graduação em locais próximos da sua residência. Sua estrutura  multicampi e o ensino verticalizado possibilitam que isso ocorra, mas por se tratar de algo novo no meio educacional, a atuação docente em diferentes níveis de ensino pode produzir uma sobrecarga de trabalho, incluindo agendas ocultas, que impedem a mensuração do tempo dedicado pelo professor. Isso exige do profissional um período maior de atividade laboral, impedindo-o  de ter qualidade de vida, tempo para o lazer e convívio em família, e gera  sofrimento e até mesmo  adoecimento mental, como a Síndrome de Burnout. Sendo assim, o presente trabalho objetiva conhecer as consequências da política de verticalização do ensino em função da intensificação do trabalho docente e suas implicações quanto ao grau de sobrecarga de trabalho, de desgaste emocional e de adoecimento mental dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, em especial aqueles vinculados ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, realizar-se-á uma pesquisa por meio de questionários com alguns docentes que atuam junto ao ProfEPT nos  três IF’s do Rio Grande do Sul.

Externa à Instituição - KARLA APARECIDA ZUCOLOTO
Presidente - 2758019 - ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA