Banca de DEFESA: JOICE MARIA DULLIUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOICE MARIA DULLIUS
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Laboratório Interdisciplinar de Formação Educacional, IFFar - Campus São Vicente do Sul

Verticalização do ensino: concepções e memórias de estudantes egressos do IFFar Campus Santa Rosa

Verticalização do ensino. Memórias. Experiência formativa.

O presente estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e pertencente ao Macroprojeto 6 - Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. Teve como objetivo analisar as concepções e memórias dos estudantes egressos do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar-SR provenientes do Curso Técnico Integrado em Edificações e do Curso Técnico Integrado em Móveis da Instituição quanto a sua experiência formativa e inserção no mundo do trabalho dentro da perspectiva da verticalização do ensino. Nosso propósito foi resgatar a trajetória de criação do IFFar-SR, caracterizar os cursos envolvidos na pesquisa com base em seus cenários formativos e eixos tecnológicos, e compreender as concepções de verticalização do ensino nos IFs e sua relevância na formação integral dos educandos. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de estudo de caso utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise dos dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva, com base nos estudos de Moraes e Galiazzi (2016). Como principais resultados da pesquisa observamos a importância da infraestrutura disponível às atividades educacionais, a contribuição relevante das ações assistenciais e de inclusão implementadas, e a aprovação, por parte dos egressos, da estrutura educacional oferecida. Mas também, a existência de questões a serem discutidas e aperfeiçoadas com relação a conteúdos e metodologias adotadas. Percebemos a verticalização do ensino como sendo um diferencial na formação acadêmica dos educandos e na sua posterior inserção no mundo do trabalho, sem, entretanto, ter consciência de que ainda há muito o que evoluir. A partir dos dados obtidos com a pesquisa, elaboramos como produto educacional o ebook intitulado “ Construindo caminhos no IFFar Campus Santa Rosa: da formação técnica em Móveis e em Edificações ao ensino superior de Arquitetura e Urbanismo”, visando uma maior divulgação e conhecimento das oportunidades formativas oferecidas pelo IFFar-SR na busca pela constante melhoria na educação profissional e tecnológica ofertada.

Interna - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Presidente - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS