Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO JOSUÉ LEMOS ALVES

DISCENTE : PAULO JOSUÉ LEMOS ALVES
DATA : 26/04/2024

O PAPEL DA BIBLIOTECA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO

Biblioteca; Pensamento Crítico; Perspectiva Docente.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente. Entre os objetivos deste estudo está a valorização da biblioteca como recurso educacional e a investigação das estratégias pedagógicas dos professores com relação ao desenvolvimento do pensamento crítico. Foi definida como objeto de estudo uma escola estadual de educação profissional localizada no estado do Rio Grande do Sul, que oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. A metodologia adotada será a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando como amostra um grupo de docentes dessa instituição de ensino. O instrumento de coleta de dados utilizado será a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos na coleta serão analisados por meio da análise textual discursiva. Como produto educacional, será desenvolvido um guia de ação pedagógica destinado aos docentes, com o objetivo de subsidiar atividades de pesquisa escolar orientadas para o desenvolvimento da competência informacional e para a construção do pensamento crítico.

Externo à Instituição - ALGACIR JOSÉ RIGON - Unipampa
Interna - 2758019 - ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA