Banca de QUALIFICAÇÃO: CEDENIR BORGHETTI

DISCENTE : CEDENIR BORGHETTI
DATA : 18/04/2024

A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Técnicos administrativos em educação; Estranhamento; Profissionais de engenharia.

Entender o contexto da Educação Profissional e Tecnológica no ambiente de trabalho dos profissionais que nela atuam é importante para que estes profissionais possam se integrar e melhor contribuir para o processo educativo, e assim, ter melhores condições de atingir as finalidades da instituição em que atuam. É por isso que esta proposta de pesquisa pretende enfatizar a importância de pesquisar a percepção dos Técnicos Administrativos em Educação, mais precisamente, os profissionais de engenharia do Instituto Federal Farroupilha, sobre sua atuação profissional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Muitos trabalhos já abordaram a temática de como os técnicos administrativos percebem seu trabalho e como este contribui com os objetivos da instituição. Este trabalho analisa a perspectiva de um grupo de técnicos bem específico, os profissionais de engenharia, o que até o momento não se observou. Isso se mostra compatível com o mestrado profissional que tem o objetivo de trazer melhorias no ambiente de trabalho, ou seja, da instituição, por isso a análise procura relacionar a atuação profissional com a educação profissional e tecnológica. Este trabalho também pretende analisar de que forma os participantes da pesquisa contribuem para o ensino, já que o entendimento dentro da educação profissional e tecnológica em nossa instituição, entende que toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos, funcionários, são profissionais de educação e, de alguma forma, contribuem para o processo educativo. Ao analisar a perspectiva destes profissionais, se pretende elaborar uma devolutiva para que sirva de instrumento de compreensão sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Esta devolutiva se caracterizará como mídia digital em formato de vídeo, para que possa ser consultada futuramente e que seja de fácil acesso, como em plataformas de compartilhamento de vídeos.

Externa à Instituição - ANA SARA CASTAMAN - IFRS
Externo ao Programa - 3092495 - MARCELO FISCHBORN