Banca de DEFESA: VANESSA FERREIRA BACKES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA FERREIRA BACKES
DATA : 30/04/2024

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL - UM ESTUDO DE CASO

Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.

O presente estudo está vinculado à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. O objetivo geral foi investigar as potencialidades e desafios do Ensino Médio Integrado (EMI) para Formação Integral dos estudantes do curso de Informática do IFFar campus Avançado Uruguaiana. Para tal, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano do curso de Informática do campus. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006) e revelaram desafios e potencialidades do EMI para a Formação Integral a partir de seis principais pontos: como desafios a) Romper com a concepção de profissionalização, b) A integração dos conteúdos gerais e específicos, e c) O trabalho enquanto princípio educativo; e como potencialidades a) A Prática Profissional Integrada, b) A disciplina de sociologia, e c) Os Projetos de Ensino, pesquisa e extensão e Atividades Extracurriculares. A culminância deste estudo resultou no vídeo “O Instituto Federal Farroupilha e o Ensino Médio Integrado”, um produto educacional que caminha para a defesa da proposta de formação integral e integrada, fortalecendo a educação pública e de qualidade desenvolvida pelos Institutos Federais.

Externa à Instituição - CARLA BEATRIZ SPOHR - Unipampa
Interna - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ