Diversidade sexual e de gênero nos cursos integrados da EPT: abordagens e práticas educativas
Gênero. Diversidade. Currículo Integrado.
Este estudo se aproxima das temáticas gênero e diversidade, suas abordagens e desafios, levando a refletir sobre as singularidades que permeiam o contexto da vivência dos alunos dos cursos integrados da EPT e suas implicações na sociedade. Pretende-se responder ao questionamento: “Como as questões de gênero e diversidade estão sendo abordadas nos cursos integrados do IFFarroupilha?” Visando como objetivo geral analisar de que modo as questões de gênero e diversidade estão sendo abordadas nos cursos integrados da EPT. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear a produção científica sobre gênero e currículo integrado na EPT; compreender como e se têm sido abordadas as questões de gênero e diversidade nos cursos integrados do IFFarroupilha; conhecer as representações estudantis dos cursos integrados sobre gênero e diversidade na EPT; Elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e as necessidades apontadas pelos próprios estudantes da EPT, de forma que esse instrumento venha a ser utilizado para embasamento de ações educativas. Trabalharemos sobre os pressupostos de uma metodologia de cunho qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados (BARDIN, 2011) será realizada através da análise de conteúdo. Assim, pretende-se refletir sobre as questões de gênero e diversidade, possibilitando ampliar as reflexões acerca da ligação de fatores que se entrelaçam na constituição do respeito das diversidades de gênero.