Banca de DEFESA: ROSANE DO AMARAL PEIXOTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANE DO AMARAL PEIXOTO
DATA : 30/04/2024

AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO NO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO-EJA/EPT DO CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E NO PÓS-PANDEMIA

Pandemia. Ensino Remoto. Permanência e Êxito. Curso Técnico em Comércio.

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe um novo cenário para a educação, desse modo, as instituições educacionais foram obrigadas a substituírem o ensino presencial pelo ensino remoto emergencial. Esse novo paradigma trouxe muitas inquietações e dificuldades e percebeu-se um elevado índice de evasão. Dessa forma, a presente pesquisa pretendeu reconhecer as ações de permanência e êxito durante o ensino remoto no Curso Técnico em Comércio-EJA/EPT do campus Júlio de Castilhos, verificar o número de estudantes que permaneceram no curso durante esse período, pesquisar as dificuldades que estes encontraram durante o ensino remoto, identificar as estratégias utilizadas pela instituição para permanência e o êxito e comprovar se as estratégias foram eficazes para a permanência e o êxito dos estudantes durante a pandemia. As informações servirão para aprimorar o programa e também para a elaboração de um guia com as ações práticas que podem ser mantidas no ensino presencial. O encaminhamento metodológico foi de cunho qualitativo. Inicialmente, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica e, como forma de coleta de dados, foi aplicado um questionário para traçar o perfil dos estudantes que frequentavam o curso, também um questionário para as turmas que vivenciaram o ensino remoto nos anos de 2020 e 2021 e, por fim, um questionário para os grupos que vivenciaram o ensino remoto e retornaram ao ensino presencial em 2022. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Reflexiva e em suma, os resultados das entrevistas demonstraram que as principais categorias que emergiram acerca da permanência e êxito durante e após a pandemia foram Diferenças entre Ensino Remoto e Ensino Presencial; Ações no Ensino Remoto, Ações desejadas no Presencial e Contribuições para a permanência e êxito. Desse modo, conclui-se que as ações de permanência e êxito foram importantes durante o ensino remoto e que muitas poderiam continuar no ensino presencial, entre elas, uma abordagem híbrida na educação, que combine o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e acessibilidade do ensino remoto com a interação e a experiência do ensino presencial.

Presidente - 2184297 - MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
Externa à Instituição - MARIGLEI SEVERO MARASCHIN - UFSM