Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO SIMBORSKI DORNELES

DISCENTE : LEONARDO SIMBORSKI DORNELES
DATA : 02/05/2024
LOCAL: Auditório, IFFar - Reitoria

O Autorreconhecimento do Técnico-Administrativo em Educação na Formação Integrada do Instituto Federal Farroupilha

Técnico-Administrativo em Educação; Autorreconhecimento; Educação Integral; Memórias da EPT.

O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados com o objetivo de promover a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva, integral e emancipatória. Através desses preceitos, encontra-se a visão omnilateral do indivíduo, em que busca humanizá-lo em suas multidimensões e possibilidades. Dentro desse espectro se encontram os Técnico-Administrativos em Educação no IFFar, trabalhadores na educação e coparticipes da formação humana integral. Porém, a concepção de trabalho nesse escopo ainda se faz necessária para o entendimento do que seja o currículo integrado, a educação integral, a politecnia e qual o seu papel dentro desse processo educativo. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os TAEs do Campus São Vicente do Sul se reconhecem como trabalhadores na educação do IFFar. A proposta de investigação será uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de pesquisa semiestruturada via formulário digital com perguntas abertas e fechadas e ainda roda de conversa semiestruturada com as mesmas perguntas abertas e fechadas para a complementação das respostas do formulário. A análise desses dados será realizada sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Espera-se que a partir dos resultados seja possível entender se há e como está o autorreconhecimento dos TAEs como um trabalhador na educação integral.

Interno - 1839109 - ADAO CARON CAMBRAIA
Presidente - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ