Banca de QUALIFICAÇÃO: LISANGELA BRINGHENTI DA ROSA

DISCENTE : LISANGELA BRINGHENTI DA ROSA
DATA : 03/05/2024

O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO ÀS APRENDIZAGENS NA EPT

Assessoria Pedagógica; Mediação; Ensino Médio Integrado

O Setor de Assessoria Pedagógica está presente nos campi do Instituto Federal, com atribuições diretamente relacionadas aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem desenvolvidos na instituição. É nesse contexto que o presente projeto de pesquisa se insere, tendo como objetivo geral analisar as práticas de mediação às aprendizagens desenvolvidas pelos Setores de Assessoria Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, junto às/aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados de nível médio. A investigação se dará a partir de uma abordagem qualitativa, na elaboração do referencial teórico e na realização das entrevistas com as/os profissionais que atuam no SAP (Setor de Assessoria Pedagógica), nos diferentes campi do IFFar. O processo de coleta e de análise das informações seguirá os procedimentos metodológicos trabalhados por Szymanski (2011). Este estudo abordará conceitos que envolvem os processos de mediação e desenvolvimento cognitivo a partir da teoria histórico-cultural de Lev Semionovich Vygotsky. A pesquisa está inserida na linha 1 (Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica) do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Como elemento essencial do mestrado profissional, será elaborado um produto educacional, considerando os resultados da pesquisa e a importância do compartilhamento de saberes e práticas educativas na EPT.

Externa à Instituição - JANE TERESINHA DONINI RODRIGUES
Presidente - 2184297 - MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO