Banca de QUALIFICAÇÃO: LEO MARCOS WERNER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEO MARCOS WERNER
DATA : 09/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião - Campus Panambi
TÍTULO:

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica; Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório; Formação integral.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Esse projeto de pesquisa tem como título “Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios (ECSO) e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura (TAG) do Instituto Federal Farroupilha(IFFar). O estudo está inserido na linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A Práxis do estágio na formação do estudante se faz articulada com as empresas, sustentada no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais (PROFEPT, 2023).Com isso, esse projeto tem como objetivo geral compreender o processo de ECSO que ocorre nas empresas concedentes e verificar se o mesmo proporciona formação integral ao educando do curso TAG. Para atingir o objetivo deste estudo, foram definidos os objetivos específicos:1º)Analisar os documentos que amparam e regulamentam o processo de estágio no Curso TAG do IFFar; 2º) Conhecer o processo prático dos estágios nas empresas concedentes através das narrativas dos supervisores; 3º)Verificar a percepção dos estagiários sobre a contribuição do estágio na sua formação técnica e omnilateral  para o mundo do trabalho; 4º)Elaborar uma cartilha educacional. A pesquisa adotará uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, o embasamento da investigação utilizará referenciais bibliográficos, documentação e legislações. Serão utilizados dois tipos de ferramentas: os questionários elaborados a partir da escala de Likert que será utilizada com os estagiários do curso do TAG que realizaram ou realizarão o ECSO entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2024. E as entrevistas com questões semiestruturadas ou questionários com os supervisores das empresas concedentes, vinculados aos estagiários do curso TAG. A partir da coleta de dados, os resultados das análises serão baseados na análise de conteúdo (Bardin,2016). Pretende-se elaborar uma cartilha como produto educacional que contribuirá na formação dos sujeitos envolvidos no processo de ECSO, bem como para uma relação mais efetiva junto às empresas parceiras, estagiários e ao curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA MILÁN VASQUES
Interno - 1839109 - ADAO CARON CAMBRAIA
Presidente - 2390671 - DANIELA COPETTI SANTOS
Notícia cadastrada em: 26/04/2024 13:17
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-01.iffarroupilha.edu.br.inst1