ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: FORMAÇÃO INTEGRADA EM ATIVIDADE NO LABORATÓRIO
Formação Integrada; Espaços Pedagógicos; Atividades de Laboratório;
No curso técnico em Edificações, os alunos estudam materiais que são aplicados em construções com várias finalidades e se dedicam ao estudo do gerenciamento dessas construções, seus impactos e vida útil das edificações. Entretanto, o direcionamento apenas com o intuito de dar soluções técnicas para o mercado não proporciona uma formação humana integral, como é proposta pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, esse trabalho visa analisar as concepções docentes sobre o currículo integrado presente nas atividades de laboratório do Curso de Edificações para potencializar o pensamento crítico. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do Curso de Edificações dos campi Panambi (IFFar, Rio Grande do Sul) e São Carlos (IFSC, Santa Catarina) e as respostas analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa forma, a partir dos assuntos emergentes e do estudo do Currículo Integrado, produziremos um produto educacional com a finalidade de provocar reflexões críticas dos discentes sobre os conhecimentos técnicos do curso para proporcionar uma maior dignidade humana.