Defesa de Dissertação: EVANDRO BOTH -07/06/2019

Título do projeto: PROJETOS QUE COLOCAM EM RISCO A INTEGRAÇÃO CURRICULAR: UM DESAFIO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Orientador: Dr.ª Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: Nesse trabalho busca-se fazer uma retomada histórica, com base em pesquisas bibliográficas, sobre o processo de desenvolvimento da educação técnica e tecnológica no Brasil, entendendo, dessa forma, como se deu o processo de construção da rede federal de educação profissional e tecnológica a partir de 2008. Será analisado também, como o novo ensino médio, a BNCC e o projeto escola sem partido se apresentam na práxis dos docentes do Campus Santo Ângelo, do Iffarroupilha, e quais as possíveis relações que são estabelecidas com o entendimento de integração curricular desses sujeitos. A partir do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas será analisado como os docentes do referido Campus posicionam-se frente aos projetos escola sem partido, a BNCC e o novo ensino médio, bem como será analisado se esses docentes possuem um acúmulo sobre esses temas que norteiam a educação na atualidade.

Palavras-chave: Educação emancipatória; Escola sem partido; Novo ensino médio.

Data da defesa: 07 de junho de 2019

Local: Reitoria do IF Farroupilha

Produto Educacional:

Base nacional comum curricular, novo ensino médio e escola sem partido.

Notícia cadastrada em: 17/06/2019 08:33