Qualificação de Mestrado - Gisiê Mello Balsamo - 14/06/2019

Título do projeto: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul

Orientador: Drª. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Profa. Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Profa. Dra. Nikelen Acosta Witter

Resumo: RESUMO
Para entender o comportamento social frente às mulheres faz-se necessário estudar a história delas no decorrer do tempo, da antiguidade até os dias atuais. Os discursos referentes ao feminino no decorrer da história foram construindo a desigualdade de gênero e legitimando essa desigualdade na sociedade. Nesse sentido, este projeto busca analisar como vem ocorrendo a inserção das mulheres no Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul tendo em vista o crescente trabalho de políticas públicas em favor dos direitos das mulheres na sociedade. A pesquisa será qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como coleta de dados o levantamento histórico acerca do número de meninas concluintes desde que iniciou o curso em 2009, assim como, entrevistas com as alunas formandas do ano de 2019, profissionais da Instituição e ex-alunas do curso. A bibliografia traz a construção histórica em relação à mulher no Brasil e no mundo e a possível interferência desta ideologia no atual papel social das mesmas na sociedade.

Palavras-chave: Gênero. Mulheres. Sociedade. Ensino Integrado. Instituto Federal Farroupilha.

Data da qualificação: 14 de junho de 2019.

Local: Reitoria do Instituto Federal Farroupilha - Santa Maria

Notícia cadastrada em: 17/06/2019 08:38