Qualificação de Mestrado - Fernanda Lavarda Ramos de Souza - 18/06/2019

Título do projeto: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JAGUARI

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca:  Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Camila Silveira Sfreddo

Resumo: A saúde é um direito fundamental do ser humano, essencial para a efetivação de outros direitos. A educação em saúde é uma área de conhecimento e uma prática que reúne conceitos e ações capazes de produzirem vínculos entre o contexto e as atitudes dos indivíduos, considerando suas percepções dentro do processo de transformação. Tais iniciativas visam conscientizar as pessoas para a emancipação e responsabilidade como cuidado preventivo, compreendendo-se como sujeito em um contexto mais amplo e complexo, considerando todas as nuances nas intervenções individuais ou coletivas. No espaço educacional, o discente vivencia, no dia-a-dia, situações que permitem a troca de conhecimentos, comportamentos e práticas, através da convivência e das relações interpessoais. Neste contexto, a visão holística é estratégia valiosa para que, aliado aos valores e experiências de cada um, sejam trabalhados assuntos relevantes de bem-estar que influenciem no autocuidado, qualidade de vida e, consequentemente, na formação escolar. O objetivo desta pesquisa em andamento é problematizar a educação profissional para que ela seja emancipatória, voltada para a formação integral dos discentes, omnilateral. O cuidado integral deve oferecer possibilidades de o discente pensar e agir para que consiga transformar a realidade a partir a própria transformação de si. Através da Pesquisa-ação e grupo focal o estudante, os docentes e os profissionais da Assistência Estudantil são estimulados a compreender e refletir sobre a formação para o mundo do trabalho e problematizar seus pensares e fazeres. Nesse âmbito, pode se incluir o processo de educação em saúde, para que os discentes adquiram emancipação e consciência de que seus hábitos de saúde podem influenciar na sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Os Institutos Federais devem ser campo de prática de ensino integrado, não somente no que tange à sala de aula, mas também no desenvolvimento dos temas transversais, onde se inclui a educação em saúde. Através de estratégias de ensino das equipes de saúde, deve-se buscar instrumentos que possibilitem a compreensão dos discentes sobre sua condição no mundo, a emancipação e ampliação de suas capacidades para sua formação, para o mundo do trabalho e para a vida. As oficinas, rodas de conversa, projetos de ensino e outras ações estão trazendo à luz resultados, embora provisórios, que indicam a necessidade de uma maior socialização dos conhecimentos e a construção de novos saberes, novas formas de pensar e agir, contribuindo para construção do ser omnilateral. Desta forma, de um lado visamos pesquisar e discutir se as ações desenvolvidas pelas profissionais de saúde no campus Jaguari sensibilizam os discentes dos cursos técnicos integrados, no entendimento da importância de hábitos saudáveis para sua formação integral, por outro lado, junto aos servidores, nota-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de ações atrativas para os discentes que contribuam na emancipação e tomada de consciência dos mesmos, no tocante à importância do cuidado de si e do outro no seu processo educativo e qualidade de vida, considerando que todos precisam ser atendidos em todas as suas dimensões.

Palavras-chave: Trabalho; Educação; Saúde.

Data da qualificação: 18 de junho de 2019

Horário: 13:30h