Qualificação de Mestrado - Jaqueline Dutra de Oliveira - 26/06/2019

Título do projeto:  CAE na rede: construindo um aplicativo para os discentes do IFFAR - campus São Vicente do Sul

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca:  Dr. Fábio Diniz Rossi,  Dr. Eugênio de Oliveira Simonetto

Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições com um propósito de educação profissional e tecnológica diferenciada, que busca a ruptura da educação dualista que se perpetuou ao longo dos anos, conforme a história da educação mostra. Nesse sentido, os Institutos Federais, atendem um público bastante heterogêneo, tornando assim as políticas de assistência estudantil significativas para o acesso, acolhimento, permanência e êxito dos estudantes. Por esse motivo, torna-se importante os estudos sobre essa temática, ainda mais no ensino médio integrado, em que são poucas as pesquisas e a criação de estratégias que auxiliem na redução dos índices de evasão. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como tema CAE na rede: construindo um aplicativo para os discentes do IFFAR - campus São Vicente do Sul, com o objetivo de avaliar a efetividade de um aplicativo para acesso das informações da assistência estudantil do campus. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa documental exploratória, na qual serão identificados os documentos e ações institucionais referentes a assistência estudantil, como instrumento para coleta de dados serão aplicados questionários aos discentes, sendo assim a pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa. Como produto educacional será desenvolvido o aplicativo, no intuito de facilitar o acesso às informações referente a Coordenação de assistência estudantil do campus, proporcionando  aos estudantes maior conhecimento e autonomia em relação as informações que impactam na sua trajetória acadêmica.

Palavras-chave: Assistência estudantil; Permanência; Êxito.

Data da qualificação: 26 de junho de 2019

Local:  IFFar - Campus São Vicente do Sul