Qualificação de Mestrado - Maiara Dorneles Minuzzi - 26/06/2019

Título do projeto: Alimentos e Alimentação: Integrando Conhecimentos Básicos e Técnicos

Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Catiane Paniz, Dra. Simone Lara

Resumo: O ensino integrado, muitas vezes, não apresenta interdisciplinaridade de forma plena ou contínua durante o ano letivo. Como principais dificuldades, pode-se citar a conformidade dos professores em trabalhar de modo tradicional e a falta de motivação por parte dos alunos. Dessa forma, analisar o desenvolvimento de uma proposta didática no Curso Técnico Integrado de Alimentos é relevante para a formação e desenvolvimento dos alunos, onde os mesmos podem ter uma compreensão e percepção diferenciada do conhecimento, da importância da integração e também mostrar que a prática profissional deve estar inserida nos Planos Pedagógicos de cada curso. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como tema “Alimentos e Alimentação: Integrando Conhecimentos Básicos e Técnicos”, com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica contextualizada e integrada no Curso Técnico Integrado de Alimentos. Para isso será desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, que irá ocorrer no Instituto Federal Farroupilha Campus - São Vicente do Sul, com a turma do primeiro ano do Curso Técnico em Alimentos. Os dados serão coletados em duas etapas:  Aplicação de um questionário de frequência alimentar (QFA), semi-quantitativo, com roteiros estruturados para identificar os hábitos alimentares dos alunos e a Coleta de dados será através de diário de campo e observação. O produto educacional desse estudo será uma sequência didática a qual será desenvolvida na disciplina de Educação Física, onde os alunos serão divididos em cinco grupos, por áreas de conhecimentos Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Área Técnica, tendo cada grupo que pesquisar no Projeto Pedagógico do Curso, internet e na própria instituição a relação existente entre as áreas básicas e técnicas do curso, relacionando-as com o tema alimentação.

Palavras-chave: Alimentação, Ensino Médio Integrado, Contextualização

Data da qualificação: 26 de junho de 2019