Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Sandro Gindri Minussi - 27/06/2019

Título do projeto: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO/RS


Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho


Banca: Dr.Ricardo Antônio Rodrigues, Dr. João Flavio Cogo Carvalho e Dr. Celso Silva Gonçalves


Resumo:O trabalho vai abordar o processo de construção de um curso técnico do Exército Brasileiro no município de Santiago/RS. Neste sentido, compõem a dissertação dois artigos, um aplicativo e o produto educacional. O primeiro artigo analisa o Ensino por Competências e princípios do Ensino Integrado na formação dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. O segundo manuscrito verifica a eficácia do uso de modelos no processo de ensino, assim como a unidade entre Teoria e Prática, o emprego da Interdisciplinaridade no ensino de assuntos técnicos complexos e identifica o perfil dos jovens alistados e dos que prestam o Serviço Militar Obrigatório. O aplicativo “Formas de ingresso no Exército Brasileiro” foi desenvolvido para esclarecimento dos jovens nesta faixa etária. A demanda surgiu durante a visita dos alunos do ensino médio ao 9º Batalhão Logístico que apresentavam muitas duvidas sobre como poderiam entrar na carreira militar. O produto educacional da dissertação foi a proposta de Prática de Ensino Projeto Interdisciplinar. Para isso utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a observação participante. Como resultado identificou-se a necessidade do emprego dos princípios do Ensino Integrado para que o aluno receba uma formação mais completa do que a proporcionada pelo Ensino por Competências. Neste contexto, observa-se que a expansão da rede de ensino dos Institutos Federais vem contribuindo no sentido de diminuir o problema da não conclusão do ensino médio no país. Acerca da escolaridade dos jovens alistados para prestar o Serviço Militar Obrigatório no 9º Batalhão Logístico, verifica que de uma forma geral é próxima a do nível nacional e que os jovens selecionados para o serviço militar não são os que apresentam menor escolaridade. O principal problema apresentado por este universo foi a não conclusão do ensino médio que se dá geralmente em mais de 50% dos casos. Em relação ao aproveitamento dos alunos no curso notou-se que as médias das notas dos alunos do NPOR e desvios padrão das disciplinas apontam para o sucesso do emprego de modelos e simuladores para melhorar a aprendizagem. Os alunos concordaram que eles serviram para melhorar a compreensão dos assuntos, demonstrando a efetividade dos modelos que foram construídos com este fim. O emprego da interdisciplinaridade desfragmentou o ensino e foi fundamental para a aprendizagem de assuntos técnicos complexos. A prática de ensino Projeto Interdisciplinar foi desenvolvida como proposta de ensino eixada com o Ensino Profissional e Tecnológico. Portanto, a partir dos dados obtidos pode-se inferir que os princípios do Ensino Integrado auxiliaram o NPOR a proporcionar aos alunos conhecimentos além do domínio da técnica, conciliando aspectos teóricos das disciplinas com os práticos, melhorando a aprendizagem e fazendo com que o curso/produto da dissertação atingisse seu objetivo.


Palavras-chave: Ensino Profissional Militar; Ensino Integrado; Interdisciplinaridade, Modelos


Data da defesa: 27 de junho de 2019


Horário: 14h


Local:  Laboratório de Matemática - IFFar - Campus São Vicente


Produto Educacional:

Formas de Ingresso no Exército Brasileiro

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433053


Notícia cadastrada em: 17/06/2019 10:44
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