Qualificação de Mestrado - Vânia Barcelos Furtado - 08/08/2019

Título do projeto: UMA PROPOSTA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO TECNOLÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA INTEGRADO PROEJA


Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves


Banca: Dra. Leticia Ramalho Brittes , Dra. Mariglei Severo Maraschin


Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar as contribuições para o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos contextualizados, a partir de uma proposta de integração, entre as disciplinas de Matemática e do Núcleo Tecnológico, no Curso Técnico em Cozinha Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFFar, será desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha campus de São Borja, dentro da perspectiva de um currículo integrado, pois entende-se que contextualizar e problematizar os conteúdos teóricos, com a prática profissional, é dar oportunidade para a construção de uma aprendizagem significativa aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, onde essa relação é vivenciada diariamente, por isso, a pesquisa utilizará como instrumentos de coleta: entrevistas com os docentes envolvidos, para verificar sobre a dinâmica de integração entre as disciplinas, o planejamento da prática profissional e também apontar os conteúdos de matemática, que apresentam dificuldades de contextualização e questionário com os discentes, para identificar o perfil dos sujeitos da pesquisa, seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos e vivências relacionadas com a
Educação Profissional e Tecnológica, com base nestas informações, produzir e aplicar uma sequência didática interdisciplinar, a qual é uma tentativa de
materializar o currículo integrado.


Palavras-chave: Currículo Integrado. PROEJA. Educação Matemática


Data da qualificação: 08 de agosto de 2019


Horário: 10h


Local: Campus São Borja IFFAR


Notícia cadastrada em: 17/06/2019 10:45
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2