Título do projeto: UMA PROPOSTA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO TECNOLÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA INTEGRADO PROEJA
Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Leticia Ramalho Brittes , Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo geral, investigar as contribuições para o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos contextualizados, a partir de uma proposta de integração, entre as disciplinas de Matemática e do Núcleo Tecnológico, no Curso Técnico em Cozinha Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFFar, será desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha campus de São Borja, dentro da perspectiva de um currículo integrado, pois entende-se que contextualizar e problematizar os conteúdos teóricos, com a prática profissional, é dar oportunidade para a construção de uma aprendizagem significativa aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, onde essa relação é vivenciada diariamente, por isso, a pesquisa utilizará como instrumentos de coleta: entrevistas com os docentes envolvidos, para verificar sobre a dinâmica de integração entre as disciplinas, o planejamento da prática profissional e também apontar os conteúdos de matemática, que apresentam dificuldades de contextualização e questionário com os discentes, para identificar o perfil dos sujeitos da pesquisa, seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos e vivências relacionadas com a
Educação Profissional e Tecnológica, com base nestas informações, produzir e aplicar uma sequência didática interdisciplinar, a qual é uma tentativa de
materializar o currículo integrado.
Palavras-chave: Currículo Integrado. PROEJA. Educação Matemática
Data da qualificação: 08 de agosto de 2019
Horário: 10h
Local: Campus São Borja IFFAR