Qualificação de Mestrado - Alessandra Medianeira Vargas da Silva - 28/06/2019

Título do projeto: COMISSÃO DISCIPLINAR DISCENTE DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA UMA ATUAÇÃO MAIS EFICIENTE

Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Marcele Homrich Ravasio, Dra. Carolina Salbego Lisowski

Resumo: Os Institutos Federais de Educação são instituições de ensino técnico pluricurriculares e multicampi, que visam formar para a cidadania, para a vida e atuação em sociedade. Recebem anualmente uma grande diversidade de adolescentes que convivem e estão inseridos em vários espaços dentro destas instituições. Esse convívio diário entre alunos com diferenças de opiniões, vivências e conhecimentos pode, muitas vezes, provocar conflitos. Por este motivo, é necessário que se criem regras de convivência dentro destes espaços. Ainda assim, em determinados momentos podem existir casos graves de conflitos e/ou indisciplina envolvendo esses adolescentes e, neste contexto, abre-se um processo administrativo disciplinar discente. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como tema “A comissão disciplinar discente do Instituto Federal Farroupilha” e como objetivo geral proporcionar espaços de formações permanentes para as comissões disciplinares discentes do IFFar, com base em conhecimentos de cunho  jurídicos e práticos procurando qualificar o Processo Disciplinar Discente no que se refere à Instauração e Acompanhamento do processo e criar um canal de comunicação entre as comissões do IFFar. Para dar conta dos objetivos propostos como procedimento metodológico será adotada uma pesquisa-ação com abordagem exploratória estruturada em etapas, a partir do caminho investigativo orientado pela pesquisa qualitativa, com amplo levantamento bibliográfico e documental, procurando estabelecer o referencial teórico-metodológico do trabalho. Como produto da dissertação, pretende-se elaborar uma capacitação para as comissões disciplinares do Instituto Federal Farroupilha a ser realizada com pessoas com notório saber jurídico, que venham a contribuir às demandas e prováveis dúvidas da comissão. Relacionado a isso, está o trabalho pedagógico norteador das comissões, para que o aluno tenha uma educação cidadã com consciência de seus atos e de suas consequências, pois à escola cabe também o papel de formar cidadãos.

Palavras-chave: Adolescente, Indisciplina, Comissão disciplinar discente.

Data da qualificação: 28 de junho de 2019

Local: Reitoria