Qualificação de Mestrado - Tatiana Rosa da Silva - 01/07/2019

Título do projeto:
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EPT.

Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Cênio Back Weyh

Resumo: A pesquisa vai investigar a problemática das dificuldades de aprendizagem dos alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Pressupõe-se que é uma temática muito atual e importante que necessitaria ainda de muitos estudos e reflexões. Ainda, o tema da pesquisa se justificaria pela maneira diferenciada de compreender as questões da aprendizagem na conjuntura do ensino médio integrado. E por considerar os alunos como possuidores de conhecimentos, considerando a importância do meio social no contexto de aprendizagem. O objetivo geral seria a apresentação de hipóteses sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e as mediações pedagógicas realizadas pela instituição. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa para descrever a complexidade dos fenômenos educacionais. Tal metodologia possibilitaria uma análise detalhada das peculiaridades da instituição de ensino, a fim de promover mudanças nos sujeitos do processo de aprender. Os tipos de pesquisas desenvolvidas foram: a bibliográfica e a pesquisa ação. A primeira permitiria ao pesquisador utilizar-se de fontes variadas, sem ter a necessidade de se deslocar para obter dados diretamente na fonte. Já a segunda seria válida como estratégia para aprimorar ou desenvolver práticas de aprendizagem, ou seja, a pesquisa ação vai se aprimorar na prática e também investigá-la. Os instrumentos de coleta de dados para a realização deste trabalho foram: as fichas documentais é o questionário. A análise de dados proposta seria a Análise textual discursiva, proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi.  Sendo uma análise que se utilizaria da escrita como instrumento mediador na construção de significados. Neste contexto, ela realizaria a inter-relação entre as falas dos alunos e os diversos sentidos da cultura, da sociedade e de como produziríamos e reinventaríamos o mundo. Portanto, o trabalho ainda está em andamento, tendo a pretensão de se elaborar um produto educacional. O qual seria a construção de uma Apostila de Orientação aos Estudos para os alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Integrado.

Data da qualificação: 01 de julho de 2019

Local: IFFar - Campus Santo Ângelo