Qualificação de Mestrado - Candida Maria Maciel dos Santos - 04/07/2019

Título do projeto: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS NO COMBATE À DESISTÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Orientador: Dr.ª Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dr. Celso Ilgo Henz

Resumo: O trabalho objetiva investigar a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária, e suas relações com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus São Vicente do Sul. Trata-se de um resgate histórico comparativo dos índices de desistência, transcorrendo a linha de tempo do ano de 2009 até 2018, relacionado ao recebimento de benefícios assistenciais por parte dos alunos. O interesse pela pesquisa partiu do conhecimento do acentuado número de desistências no decorrer do curso, verificado pelo trabalho executado de operação de sistemas governamentais de controle de alunos, junto à Coordenação de Registros Acadêmicos do Câmpus. A referida pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso por meio de levantamento de dados e encontros presenciais com alunos dos terceiros anos, das turmas A, B, C e E, que recebam auxílios por meio das Políticas Públicas Assistenciais de Permanência e Êxito implantadas na Instituição. Para a dinâmica dos encontros será usada a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos (HENZ, 2014; RAMOS, 2017). A coleta de dados será feita mediante extração dos sistemas governamentais de controle de alunos: Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e de editais junto à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) - Serviço de Auxílios e Bolsas do Câmpus, bem como de arquivos passivos e ativos existentes na Instituição. Com os dados apurados pretende-se detectar possíveis contribuições do Programa de Permanência e Êxito para os estudantes, em relação à permanência e conclusão do curso, como também identificar modificações em relação a auto(trans)formação dos estudantes. Os produtos gerados pela pesquisa serão o desenvolvimento de uma cartilha, com informações e orientações pertinentes aos auxílios referentes aos Programas de Permanência e Êxito ofertados pelo Câmpus São Vicente do Sul e a geração de um relatório técnico, que terá por finalidade a sua disponibilização aos setores diretamente envolvidos no processo de acolhimento e permanência dos alunos na instituição.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Desistência Escolar. Política de Assistência Estudantil. Programa de Permanência e Êxito.

Data da qualificação: 04 de julho de 2019

Horário: 14h 30m