Qualificação de Mestrado - Carina Dias da Silva Rodrigues - 05/07/2019

Título do projeto: O USO DE MOOC COMO AUXÍLIO AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DO  COMPONENTE CURRICULAR DE HARDWARE NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Sérgio Nunes

Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais é ofertada preferencialmente na forma de ensino médio integrado ao ensino profissional, cujo objetivo é proporcionar uma formação integral, de forma ampla e unitária. Para atingir tal objetivo, é preciso sempre buscar novas metodologias de ensino e aprendizagem. Um MOOC (Massive Open Online Courses), que é um curso  aberto, online e massivo vai ao encontro desta proposta pedagógica, tendo em vista que pode ser utilizado para auxiliar a formação dos saberes. O objetivo deste projeto é desenvolver um MOOC didático para auxiliar o processo de aprendizagem no componente curricular de Hardware do curso integrado de Informática do Instituto Federal Farroupilha- Campus Alegrete. A pesquisa será do tipo bibliográfica e o objeto de aprendizagem e a sequência didática serão desenvolvidos com base nas ideias do Construcionismo. . Após a elaboração e aplicação da sequência didática, será realizada a coleta de dados, via questionário, que possibilitará a análise do impacto do MOOC nos processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino Integrado; Aprendizagem;MOOC (Massive Open Online Courses).

Data da qualificação: 05 de julho de 2019

Local: Reitoria Santa Maria