Qualificação de Mestrado - Roni de Mello Peronio - 05/07/2019

Título do projeto: A problemática da divisão sexual do trabalho: Uma proposta de sequência didática para os cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues , Dra. Aniara Ribeiro Machado

Resumo: De acordo com o Censo da Educação Superior de 2016, há uma segregação profissional entre os cursos, consequentemente uma divisão sexual do trabalho, de acordo com o documento, dentre os 20 maiores cursos de graduação, Pedagogia é o que tem maior percentual de matrículas femininas, com uma participação de 92,8%, sendo também o terceiro maior curso do País. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma Sequência Didática que busca a tomada de consciência e a produção de conhecimento sobre a Divisão Sexual do trabalho nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Tecnológica Farroupilha. Para atingir os objetivos propostos, será utilizada a metodologia qualitativa, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Serão propostas três atividade, na primeira serão abordados os conceitos de Trabalho, Emprego, a segunda os conceitos de Sexo, Gênero, a terceira serão apresentados dados sobre a Divisão sexual do trabalho. A técnica para obter dados será a observação sistemática de opiniões e de atuações nas atividades propostas, com o auxílio de um gravador de voz. A partir dos conhecimentos produzidos neste estudo, busca-se alcançar os seguintes resultados: divulgação do conhecimento produzido em artigos em periódicos, eventos científicos e capítulos de livros; criação de uma Sequência Didática para que possa ser aplicada em outros contextos.

Palavras-chave: Trabalho, Sexo, Gênero

Data da qualificação: 05 de Julho de 2019