Qualificação de Mestrado - Josiana Rita Bazana - 11/07/2019

Título do projeto: O Estágio Curricular Supervisionado em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Marli Dallagnol Frison

Resumo: O estágio representa uma etapa importante nos cursos de educação profissional, sendo ainda mais significativo nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, pois para muitos destes jovens estudantes, o estágio curricular representa o primeiro contato com a vida profissional e o mundo do trabalho. Assim, o estágio se constitui como um momento de aprendizado que prepara o educando para a vida cidadã e para o trabalho, contribuindo para a formação integral dos estudantes e efetivação da práxis. Nesta perspectiva, esta pesquisa objetiva investigar o estágio curricular supervisionado do curso técnico em química integrado ao ensino médio, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, como possibilidade para a formação integral dos estudantes, por meio das percepções dos sujeitos envolvidos na prática de estágio: o estagiário/estudante, o professor orientador e o supervisor da parte concedente. Esta pesquisa é voltada para a natureza aplicada, de abordagem qualitativa, onde a coleta de dados está sendo realizada por meio de pesquisa documental, entrevistas com os professores orientadores de estágio do curso, e questionário com os egressos do curso, dos anos de 2016, 2017 e 2018. Para a interpretação dos dados coletados será usada a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Esta pesquisa encontra-se em andamento e já dispõe de resultados preliminares, divididos em doze unidades de significados, que serão a base para o posterior processo de categorização e produção de metatextos, de modo a construir uma compreensão sobre os fenômenos investigados. Ao ser concluída, espera-se colaborar com a área do ensino, no contexto da educação profissional e tecnológica, através de um produto educacional que contribua para melhoria do processo de ensino-aprendizagem proporcionado pelo estágio curricular supervisionado no curso estudado, com vistas à formação integral dos estudantes.

Palavras-chave: Estágio Curricular; Ensino Médio Integrado; Formação Integral.

Data da qualificação: 11 de julho de 2019

Local: Auditório, IFFar - Campus Panambi