Qualificação de Mestrado - Fabiane do Amaral Pacheco - 11/07/2019

Título do projeto: SAÚDE MENTAL E O CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Drª. Marta Estela Borgmann

Resumo: A saúde mental de estudantes tem sido tema recorrente nas pesquisas. No entanto a população adolescente, que tem registrado significativos índices de transtornos mentais, não tem recebido a mesma atenção, a nível de pesquisa, que os estudantes da graduação e da pós-graduação. Submetidos às exigências da vida escolar e a fase adolescente, os alunos da EPT podem estar submetidos a agentes estressores, levando a situações de sofrimento/adoecimento mental. Por isso, este projeto apresenta como objetivo geral investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental relacionados ao contexto escolar de estudantes dos cursos técnicos integrados da EPT a fim de auxiliá-los no enfrentamento dessas dificuldades. Trata-se de um estudo descritivo quanto ao objetivo e de abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e o instrumento de coleta de dados, um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado da educação profissional e tecnológica, nos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.  A análise dos dados coletados será por meio da análise de conteúdo. Caso necessário alguns estudantes poderão ser convidados a participar de entrevista. A pesquisa está sendo desenvolvida durante o ano letivo de 2019 e foi iniciada após a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a legislação em vigor sobre ética em pesquisa em seres humanos no Brasil. Acreditamos na relevância do tema e esperamos que este estudo e o produto educacional a ser produzido possam contribuir para a instituição ao problematizar suas ações, e para os estudantes no auxílio do enfrentamento das dificuldades relatadas.

Palavras-chave: Adolescentes; Saúde mental; Contexto escolar; Educação Profissional.

Data da qualificação: 11 de julho de 2019

Local: Auditório, IFFar - Campus Panambi