Qualificação de Mestrado - Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro - 02/07/19

Título do projeto: Aproximação do ensino à extensão por meio da tecnologia

Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente projeto de pesquisa está sendo desenvolvido durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem como objetivo, desenvolver um produto educacional tecnológico que aproxime o ensino da extensão, através do desenvolvimento de um site contendo um portfólio digital. O mesmo irá expor as principais atividades de atendimentos ao público que os discentes do Curso Técnico em Estética Integrado do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Ângelo- RS, estão habilitados a realizarem durante suas formações. Para que a comunidade externa a instituição conheça as habilidades e os trabalhos destes futuros profissionais e, detentora desta informação, a atuação discente na comunidade passe a ser mais significativa, reforçando o projeto pedagógico do curso que visa a formação humana integral dos estudantes. A pesquisa utiliza método qualitativo e inicia-se com levantamento de dados bibliográficos. A elaboração do site será através de domínio próprio e a análise de dados será expressa através da união dos métodos qualitativos e quantitativos. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação dos discentes carrega a visão da omnilateralidade, ou seja, visa a constituição de cidadãos críticos, conscientes, autônomos e profissionais habilitados a desempenharem suas funções com zelo e ética. A extensão em si, propõe a articulação da instituição de ensino com a comunidade externa, onde, os estudantes ao mesmo tempo que dispõem seu tempo, conhecimento e assistência à comunidade, coletam na mesma, informações fundamentais para suas formações, as quais também podem instigar novas pesquisas e descobertas. E têm a oportunidade de exercerem suas práticas profissionais, através do trabalho interdisciplinar e coletivo, aproximando-os de seus atuais/futuros trabalhos e revelando saberes únicos, com a articulação da teoria e da prática na tomada de decisões e resoluções problemas. Portanto, a pesquisa é fundamental para aumentar a divulgação destas ações, que permitirá aos discentes, o aperfeiçoamento de saberes, com espaços de reflexões, aprendizagens e contextualizações, em constante ligação e diálogo com a comunidade e suas demandas.

Palavras-chave: “Ensino integrado”. “Extensão”. “Estética”.

Data da qualificação: 02 de julho de 2019

Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Ângelo