Qualificação de Mestrado - Mirian Marciane Barth - 20/08/19

Título do projeto: ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO IFFAR ATRAVÉS DA POLÍTICA DE COTAS: ONDE ESTÃO E O QUE FAZEM OS EGRESSOS

Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Política de Cotas trouxe significativas mudanças no cenário do acesso à educação pública de ensino técnico e superior. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo conhecer a situação atual profissional dos estudantes egressos do Sistema de Cotas do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, a fim de avaliar sua inserção no mundo do trabalho. A investigação é conduzida por uma abordagem qualitativa-quantitativa, por meio da análise de documentos, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Os dados serão interpretados e discutidos através da Análise Textual Discursiva. O produto educacional oriundo dos resultados da pesquisa consistirá em um instrumento (Blog), em que os egressos cotistas, voluntariamente, compartilharão sua trajetória e sua situação profissional a fim de incentivar os demais estudantes beneficiados pelas cotas. O estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e os dados de contato dos egressos cotistas já foram coletados no Campus Júlio de Castilhos, onde a pesquisa será realizada. Também já houve aplicação de um questionário piloto com o intuito de testar e validar o instrumento metodológico utilizado. Por ainda não haver outras pesquisas relacionadas a esse tema no Instituto Federal Farroupilha, acredita-se que, conhecer a realidade profissional dos egressos cotistas será de grande importância a fim de avaliar o êxito da Política de Cotas dentro da instituição e propor diferentes ações de acompanhamento desses egressos.

Palavras-chave: Sistema de Cotas. Egressos. Inserção profissional.

Data da qualificação: 20 de agosto de 2019

Local: IFFar - Reitoria