Qualificação de Mestrado - Celso Augusto de Oliveira Cristofoli da Silva - 23/08/19

Título do projeto: A Relação professor/aluno partindo da perspectiva do trabalho como princípio educativo no processo de ensino aprendizagem no ensino médio integrado do Instituto Federal do Paraná


Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues


Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Silvana Aparecida de Souza


Resumo: Saviani (2007) nos diz que o vínculo Educação e Trabalho é ontológico-histórico,
somente o homem trabalha e educa. Para sobreviver às intempéries da natureza o homem necessita aprender a desenvolver técnicas e habilidades para adaptar-se e modificar o meio natural, ou seja, desenvolver a sua humanidade. Neste processo também forma, porque transfere as técnicas desenvolvidas na produção da sua existência as gerações futuras, configurando assim um processo formativo. Desta forma, é imperativo o papel social que desempenha um professor para formar cidadãos críticos e que possuem um papel social importante na sociedade a partir da educação. Como Ramos (2008) nos aponta, os educandos devem compreender que somos seres de trabalho e que todos devemos atuar no mundo do trabalho com uma consciência emancipatória. Entretanto, para que esse docente seja capaz de abordar e trabalhar questões transformadoras na formação de um cidadão na perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo, deve-se reconhecer que ele próprio deva possuir uma formação que lhe ofereça subsídios para estabelecer uma prática orientada nesse horizonte. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pesquisa, que está sendo realizada no programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em nível de mestrado profissional, tem como norte investigar situações pertinentes às práticas educativas na educação profissional e tecnológica e no ensino médio integrado. Para sistematizar a investigação, a metodologia será a pesquisa qualitativa através da pesquisa participante pelo fato do pesquisador encontrar-se imerso no ambiente a ser observado. Pretende-se aprofundar o estudo na relação entre educação integral e trabalho enquanto princípio educativo, buscando compreender como tais conceitos estão alinhados e presentes na prática educativa e nos processos de ensino aprendizagem dos sujeitos da pesquisa – professores e alunos – do Instituto Federal do Paraná - Campus Foz do Iguaçu na perspectiva de uma educação que se aproxima das bases conceituais que orientam a educação
profissional e tecnológica. O resultado deste trabalho tem como objetivo a elaboração de um o produto educacional com aplicabilidade imediata, que partindo da análise dos dados tem como proposta um curso de formação para docentes em EPT organizada em módulos: a) Bases da EPT: Fundamentos epistemológicos da Educação e do Trabalho; b) Relação professor/aluno: pressupostos éticos e metodológicos. Assim sendo, partir do trabalho enquanto princípio educativo, do conceito de práxis no desenvolver do trabalho pedagógico e dos aspectos alteridade e ética enquanto orientadores da relação do processo de ensino/aprendizagem no âmbito do ensino médio integrado, possibilita mover-se em direção a uma educação emancipatória.


Palavras-chave:  Trabalho, Educação, Principio Educativo, Ensino Médio Integrado.



Data da qualificação: 23 de agosto de 2019


Horário: 16h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Notícia cadastrada em: 05/08/2019 15:10
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