Qualificação de Mestrado - Cilene da Costa da Silva Bettega - 28/08/19

Título do projeto: PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Renata Hernandez Lindemann

Resumo: Há uma série de desafios no contexto do ensino de ciências/biologia, inserido nos currículos dos cursos de nível médio/integrados, ofertados pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica a serem superados, tendo em vista que o mesmo tem se caracterizado ainda com um viés disciplinar e tecnicista. A busca de temas/problemas vivenciados pela comunidade em que se inserem os estudantes, pode instrumentalizar a constituição de currículos estruturados através de problemas complexos, não abarcáveis pela fragmentação curricular. Buscar este arejamento curricular é proposta deste projeto de pesquisa, que através de uma temática elencada a partir de grande exposição da mídia local, noticiando vários casos de mortandade de abelhas em apiários, traz como problemática inicial o seguinte questionamento: O que aconteceria se abelhas fossem extintas? Tal questionamento originou nosso problema de pesquisa. Quais possibilidades, limites e desafios, num processo educativo, no âmbito da educação profissional e tecnológica, estruturado em torno da temática polinização feita pelas abelhas e consequências de sua possível extinção? Esta questão, por sua vez, justifica que como objetivo principal esta pesquisa se paute em avaliar processo educativo, no âmbito de um Curso Técnico Integrado em Agropecuária da Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia que segue, conta com análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso, seguido de planejamento de atividades e implementação destas junto aos estudantes. A avaliação destas atividades assim como do percurso, será pautada a partir das observações/análises registradas em diário do pesquisador e do diário de campo dos estudantes. Tais registros irão compor o corpo da pesquisa como principal fonte de dados e, serão submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD).  A partir dos resultados desta análise, a proposta poderá ser redimensionada e constituirá o produto educacional.

Palavras-chave: Ensino de Ciências , Tema Gerador, CTS, Polonização, Currículo Integrado.

Data da qualificação: 28 de agosto de 2019

Local: Sala de Vídeo da Reitoria