Título do projeto: TRAJETOS FORMATIVOS E SABERES DOCENTES: RESSIGNIFICANDO A DOCÊNCIA DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves , Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar como se constituem os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Biologia da Educação Profissional e Tecnológica-EPT de um Instituto Federal de Educação no RS, a partir disto procuramos compreender como a mobilização destes repercutem nas práticas educativas destes profissionais. Diante disso, problematizamos: quais são e como se constituem os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Biologia na EPT e quais as repercussões da mobilização destes em suas práticas pedagógicas? De modo específico buscamos compreender as representações da docência que fundamentam o fazer pedagógico dos professores de Biologia desta modalidade de ensino. A metodologia se baseia nos pressupostos da pesquisa qualitativa por serem mais adequados para a compreensão de fenômenos educativos. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas, que serão gravadas em áudio e transcritas. A análise dos dados será realizada através da Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos produzidos neste estudo buscamos a criação de um espaço virtual de formação para professores de Biologia. Acreditamos que a pesquisa possa trazer contribuições à formação dos participantes ao proporcionar momentos de ressignificação de trajetos, percepções e práticas.
Palavras-chave: Biologia; Saberes docentes; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 24 de outubro de 2019
Horário: 14h