Qualificação de Mestrado - Ana Paula da Costa Alves - 31/10/2019

Título do projeto: Professores não licenciados em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do RS: perspectivas em formação docente

Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira

Resumo: A formação docente é um tema diretamente relacionado ao desenvolvimento das condições que permeiam o trabalho do professor, nos vários contextos que este se inclui. Nesse sentido, nossa proposta de pesquisa, visa evidenciar a figura do professor não licenciado (bacharéis e tecnólogos) atuante em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do RS, partindo do seguinte questionamento: como ocorre a construção da identidade docente do professor não licenciado? Para tanto, a pesquisa considera os seguintes objetivos específicos: mapear as produções científicas que discutam a formação docente para professores não licenciados na EBPTT; compreender as representações da docência dos professores não licenciados atuantes na EBPTT; conhecer os trajetos formativos e os saberes destes docentes; analisar as possíveis influências da formação pedagógica na práxis docente destes profissionais. Assim, com base nas discussões de Josso (2002; 2004), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Moura (2008), Oliveira (2000; 2009) entre outros buscamos conhecer os aspectos relacionados à constituição da identidade docente na EPT. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa que procura promover a produção de significados (TRIVIÑOS, 1987) por intermédio da realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos será fundamentada na teoria da análise de conteúdos (BARDIN, 1977), com o propósito de elencar categorias e assim, interpretar as narrativas coletadas. Como forma de contribuir com o panorama da formação de professores na EPT está sendo desenvolvido como produto educacional um curso de formação permanente em ambiente virtual que será alimentado a partir dos feedbacks de seus participantes. Por fim, o estudo tem a intenção de contribuir com o aperfeiçoamento das propostas de formação e práticas pedagógicas sendo espaço de conversa acerca da docência na EPT.

Palavras-chave: Professor não licenciado. Educação Profissional e Tecnológica. Identidade docente.

Data da qualificação: 31 de outubro de 2019

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari