Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Roni de Mello Peronio - 24/04/2020

Título da Dissertação: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE VISE A IGUALDADE DE GÊNERO NO MUNDO DO TRABALHO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FARROUPILHA (IFFAR)

Produto Educacional: Intervenção Pedagógica: Uma abordagem Dialógica Sobre a Divisão Sexual do Trabalho 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567263


Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi


Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dra. Aniara Ribeiro Machado


Resumo: Há uma segregação profissional entre os cursos, consequentemente uma divisão sexual do trabalho. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é elaborar um material de apoio que vise problematizar a divisão sexual do trabalho em ambientes escolares e não escolares. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A técnica para obter dados foi a observação sistemática de opiniões, atuações nas atividades propostas, bem como atividade escritas. Todos os dados observados foram gravados, sistematizados e analisados reflexivamente para produção do conhecimento. A intervenção Pedagógica foi aplicada na turma do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete-RS. Como produto Educacional,  resultado desse estudo, foi um ebook intitulado: Intervenção Pedagógica: Uma abordagem dialógica sobre a Divisão Sexual do Trabalho. Esse material pode servir de apoio para qualquer professor (a), independente da área de formação, por isso é composto de duas partes: a primeira aborda aspectos teóricos históricos sobre a problemática, bem como os conceitos e que serão abordado nas dinâmicas propostas. A segunda são sugestões de dinâmicas interativas para aplicar em sala de aula. Entendo que a divisão sexual do trabalho é a consequência dos discursos proferidos sobre a mulher durante a história, e, ao mesmo tempo, a causa que mantém desigualdade de gênero no mundo do trabalho. Nesse percurso, foi destacado que entre as causas das desigualdades entre mulheres e homens está a invisibilidade das diferentes formas de opressão, bem como a naturalização das diferenças em razão de determinantes físicos e biológicos. Nesse sentido é preciso que, cada vez mais, que sejam estimulados debates sobre a desigualdade de gênero, seja em espaços escolares ou não escolares, só assim teremos uma sociedade justa e igualitária para todos.


Palavras-chave: Intervenção;  Gênero; Trabalho.


Data da defesa: 24 de Abril de 2020


Horário: 14h


Local: via Videoconferência


Notícia cadastrada em: 09/04/2020 15:28
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