Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Tatiana Rosa da Silva - 07/08/2020

Título da Dissertação:
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EPT

Produto Educacional: 

Produto 1: Orientações de Estudos aos Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado Produto 2: Folder de Orientações dos estudos

Produto 1: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572516/

Produto 2: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572603


Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio


Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Prof. Dr. Cênio Back Weyh


Resumo: O presente estudo se propõe a investigar a problemática dos processos de aprendizagem dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral consiste na apresentação de hipóteses sobre as aprendizagens dos estudantes e as mediações pedagógicas realizadas pela instituição. A abordagem metodológica empregada foi à qualitativa, no desenvolvimento da pesquisa documental e da pesquisa ação, sendo utilizadas nas coletas dos dados as fichas documentais e o questionário. A análise dos dados embasou-se na Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apontam que a mediação pedagógica realizada pelo Setor de Assessoria Pedagógica, se tornou um meio de incentivar os estudantes com o intuito de refletir para a superação dos fatores que dificultam o aprender. Ainda apresentou como resultados, relevantes categorias que expressaram: o contexto histórico - social do IFFar Campus São Vicente do Sul, destacando-o como instituição de excelência e qualidade de ensino; Enfatizou-se as concepções, as relevâncias e as motivações da escolha dos estudantes pelo curso Técnico em Agropecuária Integrado; Ainda, as compreensões sobre o ensino médio integrado;  O entendimento dos fatores, das influências e das estratégias que foram relevantes aos processos de aprendizagem. Além disso, foi reportada a importância da motivação, do planejamento e da organização dos tempos de estudos como instrumentos para propiciar os saberes, melhorando a aprendizagem. Também foi desenvolvido como produto educacional - Orientações de Estudos aos Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado e um Subproduto denominado de Folder de Orientações dos estudos.


Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica. Integrado.


Data da defesa: 07 de agosto de 2020


Horário: 15h


Local: Videoconferência

 

Transmissão: https://youtu.be/7M0pLq8YlVo

Notícia cadastrada em: 03/08/2020 16:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-01.iffarroupilha.edu.br.inst1