Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS DENILSON QUEVEDO MORAES

DISCENTE : CARLOS DENILSON QUEVEDO MORAES
DATA : 28/09/2020
LOCAL: Videoconferência

A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

didática; educação; ensino-aprendizagem.

Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem, este trabalho busca questionar a real importância da didática sobre a determinação das abordagens metodológicas na EPT, considerando subsidiariamente a influência simultânea de outras variáveis que costumam ser consideradas imprescindíveis para o sucesso da atividade educativa. Também objetiva investigar a relevância da didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Pretende-se atingir este objetivo através do levantamento bibliográfico das obras afins que expressam as múltiplas concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Este projeto utilizará o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a realização do levantamento das obras, será feita a análise interpretativa dos conceitos tratados e suas relações de pertinência com o sujeito e o objeto do conhecimento. Esta pesquisa bibliográfica será desenvolvida a partir de um material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A análise qualitativa de dados será efetivada mediante o método dialético, pelo fato de fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este projeto também abrigará os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os professores que lecionam na EPT. O referido produto educacional será fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outros conceitos significativos muito usados na área da Educação. Assim, este projeto evidenciará a imprescindibilidade da reflexão didática sobre as metodologias docentes para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.

Externo à Instituição - GABRIEL DOS SANTOS KEHLER - Unipampa
Externa ao Programa - 1921185 - LETICIA RAMALHO BRITTES