Banca de QUALIFICAÇÃO: ENRIETE COGO DOMINGUEZ

DISCENTE : ENRIETE COGO DOMINGUEZ
DATA : 21/10/2020

O PAPEL SOCIAL  DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO  IFFAR-CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL: UM OLHAR SOBRE O PROEJA

Ensino Integrado; Educação Profissional; PROEJA.

O presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul, especialmente o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).  A ideia é de compreender o papel social desse programa na comunidade local e regional, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o PROEJA na perspectiva dos ex alunos do PROEJA-Técnico em Agroindústria, a partir de uma metodologia de abordagem qualitativa. Busca-se, ainda, compreender a partir da caracterização das experiências dos ex alunos, os significados por eles atribuídos  referente a sua participação no PROEJA por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados serão os ex alunos do curso Técnico em Agroindústria (PROEJA) nos anos de 2017 a 2019. Para se atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser empregada para a coleta de dados consistirá na realização de entrevistas semiestruturadas e da análise documental. O levantamento de dados será apresentado de maneira quanti-qualitativa e com análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações será utilizada a Análise Textual Discursiva. Espera-se, com a realização da pesquisa, delinear a efetividade na execução do programa e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização.

Externa à Instituição - ROSELI ADRIANA BLÜMKE FEISTEL
Externa ao Programa - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS