Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA REOLON BALDIATI DORNELLES

DISCENTE : FERNANDA REOLON BALDIATI DORNELLES
DATA : 28/10/2020

DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades

Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e em Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, busca-se com este trabalho investigar e refletir sobre quais são as causas que podem estar contribuindo para acentuar está problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Pretende-se atingir este objetivo por meio de estudos bibliográficos em livros e artigos científicos; por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos supracitados e ainda por meio da técnica de roda de conversa, promovendo um diálogo entre docentes e lideranças representativas dos discentes do 1º ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados será por meio do método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Com base, nesta análise pretende-se desenvolver um produto educacional que oportunize demonstrar que é possível que ocorra a compreensão de conhecimentos relacionados a disciplina de matemática, sendo menos desafiador e minimizando as adversidades.

Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
Externo ao Programa - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES