Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISETI MOSSI RODRIGUES DIAS

DISCENTE : MARISETI MOSSI RODRIGUES DIAS
DATA : 29/10/2020

Trajetória do Instituto Federal Farroupilha campus SVS: uma análise a partir do curso técnico em agropecuária

Instituto Federal Farroupilha; Técnico em agropecuária; Trajetória

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica- EPT desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul – EAF SVS, até o Instituto Federal Farroupilha campus São Vicente do Sul - IFFAR campus SVS a partir do curso técnico em agropecuária. Busca realizar um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificar ex-gestores, desafios e fatos marcantes; egressos, atuais servidores, reconhecer a trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico será contextualizado o histórico da EPT, das Escolas Agrotécnicas Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs até a institucionalidade IFFar assim como do curso técnico em agropecuária. Tais temas são de suma importância para entender e valorizar a história e trajetória sexagenária do campus como instituição de ensino na formação de estudantes e profissionais em nível regional, suas mudanças e seu crescimento na oferta de cursos e vagas. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo estudo de caso histórico-organizacional. A coleta de dados será através de fontes documentais nos setores da instituição, entrevista semiestruturada com ex-gestores do período proposto e questionário com egressos que hoje fazem parte do quadro de pessoal do campus. Na verificação dos dados coletados será utilizada a abordagem da análise textual discursiva-ATD. Com base nos resultados obtidos será proposto um produto educacional que permita maior visibilidade histórica e reconhecimento da instituição como pública, gratuita e de qualidade para formação de técnicos e cidadãos.

Externa ao Programa - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
Externa à Instituição - ROSELI ADRIANA BLÜMKE FEISTEL