Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja
Política de Assistência Estudantil; Proeja; Permanência escolar
O presente projeto de pesquisa busca investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. A Política de Assistência Estudantil (PAE) abrange projetos, programas e ações que buscam proporcionar igualdade de condições aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica e que se materializam por meio dos serviços de saúde, moradia estudantil, alimentação, auxílios financeiros, pedagógico e cultural. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa documental será feita mediante extração do sistema de bolsas da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), bem como de arquivos passivos e ativos existentes no campus Santa Rosa. Com os dados apurados pretende-se levantar o perfil do estudante do Proeja e identificar as ações desenvolvidas pela assistência estudantil para este grupo de alunos. Após, realizar-se-á uma entrevista semiestrutura com os alunos do segundo e terceiros anos, buscando compreender os sentidos atribuídos à PAE. Após os dados levantados e analisados pretende-se identificar a percepção do aluno do Proeja quanto à contribuição ou não da política de assistência estudantil para sua permanência escolar. Como produto educacional será desenvolvido “Rodas de Conversa” com os estudantes do Proeja, visando estabelecer um espaço de diálogo e reflexão sobre PAE.