Apresentação

DETALHAMENTO DO CURSO

Denominação do curso: Licenciatura em Computação
Grau: licenciatura
Modalidade: presencial

Área de conhecimento: Informação e Comunicação 

Quantidade de vagas: 35 vagas

Turno de Oferta: noturno

Regime: semestral

Regime de matrícula: por componente curricular

Tempo de duração do curso: 4 anos (8 semestres)

Periodicidade de oferta: anual


DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO

DIRETOR(A) GERAL: VERLAINE BRASIL GERLACH

DIRETOR(A) ENSINO: MÁRCIA FINK

COORDENADOR(A) DE CURSO: RENIRA CARLA SOARES

 

OBJETIVO DO CURSO
Formar professores para o ensino de Computação e Informática no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de Nível Médio, mediante a construção de conhecimentos e saberes docentes relacionados com o desempenho da prá􀆟ca pedagógica, visando desenvolver o espírito crí􀆟co e o exercício competente da docência, pautado nos valores e princípios polí􀆟cos e é􀆟cos es􀆟mulando os professores ao aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento e qualidade da educação.

 

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Licenciatura em Computação visa formar professores, nas áreas do ensino da computação e informá􀆟ca na educação, capazes de tratar conteúdos específicos das áreas, sendo profissionais no exercício da docência na condução do trabalho pedagógico em espaços educativos formais e não-formais, envolvendo-se de forma partcipativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares além de possuir uma postura investigativa em torno dos problemas educacionais e específicos das áreas mencionadas.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

As Disciplinas Obrigatórias são os componentes curriculares indispensáveis à formação acadêmica, uma vez que possibilitam ao profissional exercer as competências básicas de sua profissão.

 


DISCIPLINAS ELETIVAS
As Disciplinas Ele􀆟vas são os componentes curriculares opta􀆟vos, ou seja, aqueles componentes que são escolhidos pela turma, através de edital, no semestre anterior à oferta da disciplina, consideradas as condições de infraestrutura e de pessoal da instituição.

 


O Curso deverá disponibilizar, no mínimo, três disciplinas ele􀆟vas a cada oferta para escolha da turma, sendo que somente uma será escolhida. Essas disciplinas serão ofertadas no sétimo e no oitavo semestre do curso.

  • As Disciplinas Eletivas Pedagógicas são: Aprofundamento em LIBRAS, Educação Popular e Campo Profissional do Licenciado em Computação.
  • As Disciplinas Eletivas Específicas são: Jogos Eletrônicos, Redes de Computadores nas Escolas, Programação com Software Livre, Inteligência Artificial na Educação, Aprofundamento em Matemá􀆟ca e Tópicos especiais em Gestão.
 

PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR – (PeCC)


A PeCC é uma atividade prática desenvolvida no processo de ensino que constitui um espaço de criação e reflexão acerca do trabalho docente e do contexto social em que se insere, com vistas à integração entre a formação e o exercício do trabalho docente. As atividades de PeCC destinam-se ao contexto da prática de ensino da área do Curso de Licenciatura em Computação e também ao contexto da atuação docente na gestão escolar e educacional.

 

A PeCC no Curso de Licenciatura em Computação tem o objetivo de: 1) proporcionar experiências de articulação de conhecimentos construídos ao longo do curso em situações de prática docente, 2) oportunizar o reconhecimento e reflexão sobre o campo de atuação docente, 3) proporcionar o desenvolvimento de projetos, metodologias e materiais didáticos próprios do exercício da docência, integrando novos espaços educacionais como locus da formação dos licenciandos.

 


A PeCC consta na grade curricular desde o primeiro semestre do curso e ar􀆟cula os conhecimentos básicos, específicos e pedagógicos do currículo, voltados à formação e atuação docente, correspondendo ao mínimo de 400 horas do currículo, conforme Resolução CNE/CP 02/2002.

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

O Estágio Curricular é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam cursando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, conforme estabelece o art. 1º da Lei nº 11.788/08. No Curso de Licenciatura em Computação, o estágio é constituído de três etapas:


- Estágio Supervisionado I – Inclusão digital
- Estágio Supervisionado II – O Ensino da Computação
- Estágio Supervisionado III – Informática na Educação e/ou o Ensino da Computação

 

O Estágio Supervisionado I totaliza 130 horas, na seguinte organização:
16 h - observação
35 h - docência compartilhada
35 h - prática docente
44 h - orientações iniciais, acompanhamento, planejamento, elaboração de relatório e seminário de socialização.

 

O Estágio Supervisionado II totaliza 130 horas, assim organizadas:
20 h - observação
30 h - docência compar􀆟lhada
30 h - prática docente
50 h - orientações iniciais, acompanhamento, planejamento, elaboração de relatório e seminário de socialização.

 

O Estágio Supervisionado III totaliza 140 horas, assim organizadas:
20 h - observação
30 h - docência compar􀆟lhada
30 h - prática docente
60 h - orientações iniciais, acompanhamento, planejamento, elaboração de relatório e seminário de socialização.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE CURSO – (ACCs)
As ACCs são aquelas atividades que visam contribuir para uma formação ampla e diversificada do acadêmico, a partir de vivências e experiências voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, realizadas em âmbito ins􀆟tucional ou em outros espaços institucionais.
De acordo com a Resolução CNE/CP 02/2002, o acadêmico deve realizar ao longo do curso o mínimo de 200 horas de ACCs.

 

MATRIZ CURRICULAR

http://www.iffarroupilha.edu.br/projeto-pedag%C3%B3gico-de-curso/campus-santo-augusto

(Para acessar basta copiar o link acima no seu navegador)

 

REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do Instituto Federal Farroupilha segue o disposto no Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar, aprovado pela Resolução CONSUP n° 04, de 22 de fevereiro de 2010. De acordo com o regulamento e com base na Lei 9394/96, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino e aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.


A verificação do rendimento escolar é feita de forma diversificada e sob um olhar reflexivo dos envolvidos no processo, podendo acontecer através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, aulas práticas, autoavaliações e outros, a fim de atender às peculiaridades do conhecimento envolvido nos componentes curriculares e às condições individuais e singulares do (a) aluno (a), oportunizando a expressão de concepções e representações construídas ao longo de suas experiências escolares e de vida. Em cada componente curricular, o professor deve oportunizar no mínimo dois instrumentos avaliativos.

 

A recuperação da aprendizagem deverá ser realizada de forma contínua no decorrer do período letivo, visando que o (a) aluno (a) atinja as competências e habilidades previstas no currículo, conforme normatiza a Lei nº 9394/96.


Os resultados da avaliação do aproveitamento são expressos em notas. As notas deverão ser expressas com uma casa após a vírgula sem arredondamento. A nota mínima para aprovação é 7,0. Caso o estudante não atinja média 7,0, terá direito ao exame final. A nota para aprovação após exame é 5,0, considerando o peso 6,0 para a nota obtida antes do exame e peso 4,0 para a nota da prova do exame.


 

 

Coordenação do Programa: RENIRA CARLA SOARES

Telefone/Ramal:

E-mail: renira.soares@iffarroupilha.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO Área de Conhecimento CNPQ: Outras Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 15/07/2024 - 19/07/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-01.iffarroupilha.edu.br.inst1